Broncos, as outras armas: Special team (Parte 1)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Dentro de todo esse bom momento que o Denver Broncos está passando, tudo o que se fala é daquele que é o rosto do time, segundo alguns, a alma: o já afamado Tim Tebow. No entanto, muitos fazem a crítica de que não se trata apenas dele fazendo os milagres. Isso é real, há todo um time fazendo o trabalho de operários e buscando a superação a cada semana.

Então, para mostrar a vocês o que mais nós temos, esta é a primeira parte daquilo que pretendo que seja uma trilogia mostrando peças chave para um eficiente special teams. Começando hoje pelo nosso kicker, Matt Prater:




Matt Prater jogou pelo UCF Knights antes de assinar com o Detroid Lions em 2006, como undrafted free agent. No entanto, não mostrou ser capaz de substituir de imediato o veterano Jason Hanson, fazendo com que, ainda em 2006, ele fosse dispensado, tornando-se free agent. Em 2007 ele ainda assinaria com o Miami Dolphins e o Atlanta Falcons antes de vir para o Denver Broncos, com a complicada missão de substituir o lendário (podemos chamar algum kicker de lendário?) Jason Elam.

Desde então, faz um trabalho como um FG kicker sólido, apesar de não excepcional. Dentro dessa temporada e do comeback do Denver Broncos devemos olhar para Matt Prater com carinho, não apenas por sua pontaria, pois ele carrega uma quantidade de acertos considerada baixa para um kicker de NFL, 73%. Entretanto, alguns de seus acertos são, via de regra, em momentos de maior pressão, mostrando frieza quando os 3 pontos em questão estão prestes a definir o destino do time na partida.

E não é preciso ser um gênio para ver que isso acontece com frequência.

Com o field goal de 59 jardas convertido por ele no último jogo contra o Chicago Bears, Matt Prater se tornou apenas o segundo jogador da NFL a acertar um FG de mais de 50 jardas de distância faltando menos de 1 minuto para o fim do jogo, forçando um overtime, em que converteria mais um FG de mais de 50 jardas para a vitória do time. Além dessa decisão, houveram mais dois momentos em que a frieza de Matt Prater colaborou com a superação do Denver Broncos (e com a fama de Tim Tebow).

O primeiro foi contra o Miami Dolphins, na semana 7, quando após errar dois FG na linha das 40+ jardas, se redimiu acertando um onside kick e um FG na linha das 51 jardas no overtime para a vitória do Denver. Novamente viria a decidir no OT na semana 12, contra o San Diego Chargers, em um jogo amarrado que caminhava para o empate (!), ele aproveitou a oportunidade e converteu para a vitória, dessa vez, da linha de 37 jardas.


Quando questionado sobre a pressão que sente ao cobrar esses decisivos FG, Prater normalmente afirma que o essencial é ignorar o fato de que aquilo pode levar o time a vitória ou derrota e manter toda a calma possível. Ele pode não ser o mais certeiro, mas certamente é um dos kickers mais decisivos da NFL, ao menos nessa temporada. Então, quando chamarem Tim Tebow de Deus (ou qualquer enviado dele), lembrem-se de que há pelo menos um anjo salvando a pele dele, com chutes de mais de 50 jardas.

2 comentários:

Captain_Crunch disse...

Prater tá sendo mto decisivo mesmo! O ST tá mandando mto bem! Pena ter dois importantes jogadores do ST no IR...

Bruno Pitteri disse...

A special special team.

Postar um comentário